- Início
- Dosear as Expectativas
Dosear as Expectativas
Dosear as Expectativas
De acordo com o próprio significado, expectativa refere-se ao estado de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça. É uma esperança baseada em supostas probabilidades ou pressupostos.
Criar expectativas faz parte da natureza humana, deste modo, torna-se crucial identificar, analisar e avaliar as expectativas e questionar se as coloca à frente da compreensão que tem da realidade.
A realidade é que...
Consciente ou não, geramos expectativas em relação a tudo. Melhor dizendo, construímos uma imagem das pessoas, através daquilo que observamos e analisamos OU expectamos que uma situação aconteça de determinada maneira.
Influências...
A nossa própria perceção individual, e aqui inclui-se: a imaginação, os sentimentos, as emoções e experiências anteriores, têm forte influência quando geramos expectativas. Tal perceção individual está intimamente ligada às crenças nucleares, desenvolvidas ao longo da vida.
Não é errado...
Criar expectativas, até porque são, maioritariamente, geradas de forma inconsciente. Mas, criar expectativas em relação a outra pessoa ou situação, supõe-se que esta corresponda e nem sempre isso acontece, porque não temos a capacidade de controlar os fatores externos. E quando estas expectativas não são correspondidas podem surgir sinais de ansiedade, frustração, desilusão, zanga, entre outras.
O que fazer?
Como dosear as expectativas?
- (Re)pense na forma como age perante pessoas e/ou situações
- Reflita, em que momentos se sentiu desiludido/a por algo ou alguém que não correspondeu ao que idealizou
- Analise e avalie os seus objetivos e pondere sobre a possibilidade de não serem concretizados
- Reconheça as suas falhas e trabalhe nelas
- Torne-se mais racional quando gera expectativas
- Desenvolva o seu autoconhecimento
Caso tenha dificuldade em dosear as suas expectativas, eu posso ajudar.